Aquecimento Central e AQS

 
 
 
 
 

DAIKIN BOMBA DE CALOR PARA ÁGUA QUENTE SANITÁRIA ECH2O

 
DAIKIN EMURA FTXG-LW/S (R-410A)
 
CARACTERÍSTICAS:

Bomba de Calor para Água Quente Sanitária (AQS) Daikin ECH2O
Unidade exterior de 2,2Kw – Modelos interiores de 300L(ERWQ02AV3+EKHHP300A2V3) ou 500L(ERWQ02AV3+EKHHP500A2V3).

A solução termodinâmica da Daikin para AQS é composta por dois módulos: uma unidade exterior equipada com tecnologia Inverter e um depósito acumulador de calor, em plástico, despressurizado, com produção de AQS semi-instantânea.

Possível associação de solar térmico para aumentar as vantagens económicas!
  • Opcionalmente é possível associar colectores solar térmicos, na solução Drain-Back. Sem complicações, de uma forma muito simples e directa, será possível ligar directamente uma solução de colectores solares térmicos, em modo Drain-Back, instalando somente colectores e uma estação solar, para promover a circulação da água entre colectores e acumulador. Pois o acumulador vem preparado de fábrica para receber o solar térmico Drain-Back.
  • As vantagens do Drain-Back: Excelente permuta térmica, a água, sem adição de glicol, mantendo toda a sua capacidade térmica, recebe a radiação solar directamente via colectores, sem permutadores intermediários. Simples de instalar, fácil de colocar em funcionamento. Sem elementos de segurança, despressurizado. (Caso a habitação não permita a instalação da solução Drain-Back, será possível associar no depósito de 500L a solução solar térmica pressurizada.


A água quente sanitária é aquecida quase imediatamente
Combine com aquecimento solar para uma eficiência energética ainda melhor

Instalação fácil: sem pressão no depósito de água e apenas pressão limitada no permutador de calor
Manutenção simples: sem ânodo significa sem depósitos de calcário e corrosão

A resistência eléctrica (2,5 kW) garante água quente em todas as circunstâncias. O depósito de 500L também pode ser equipado com uma resistência hidráulica externa.

A combinação das duas tecnologias, bomba de calor e acumulador despressurizado, permite a realização de significativas poupanças energéticas.
  • A tecnologia bomba de calor, com compressor inverter, ajuda na redução até 70% na energia necessária para a produção de AQS (quando comparado com um acumulador eléctrico comum).
  • A produção semi-instantânea de AQS, associada à ausência de gasto energético suplementar pelo ciclo de desinfecções da água, cria novos ganhos energéticos.
  • Desta forma, a nova bomba de calor para AQS consome 3 vezes menos electricidade que um acumulador eléctrico tradicional.

Ligado à rede de electricidade de forma inteligente.

  • A bomba de calor para AQS da Daikin vem preparada de fábrica para receber o fornecimento inteligente de electricidade. A tecnologia Smart Grid permite ao equipamento adaptar o seu funcionamento quando recebe um sinal, seja da rede eléctrica, seja , por exemplo, de um sistema fotovoltaico, com a indicação de que naquele momento o custo da electricidade é mais baixo pela rede eléctrica ou disponível pelo fotovoltaico. A bomba de calor irá, assim, por comunicação com um sistema “inteligente” de fornecimento de electricidade, decidir automaticamente o momento em que é mais barato promover a produção necessária de AQS para satisfazer as necessidades da habitação.

Por não ser acumulada, a água de consumo mantém toda a qualidade e as características higiénicas com que entra no acumulador para o processo de aquecimento antes de ser consumida; eliminando assim quaisquer riscos de formação da bactéria Legionella. Por não ser necessário promover choque térmicos, que exigem consumos energéticos significativos, com o respectivo aumento de custos energéticos, a temperatura no depósito pode ser mantida até aos 48ºC, para aumentar o desempenho do sistema.

A bomba de calor para AQS da Daikin permite eliminar alguns constrangimentos associados aos depósitos convencionais, tais como corrosão, formação de calcário, sedimentação de lamas, formação de limos, mas também alguns serviços de manutenção, como a troca de ânodo, vaso de expansão, válvulas de segurança, entre outros.
O modo “Tranquilidade” está perfeitamente adaptado à família. Podemos programar o funcionamento da unidade para os horários onde se prevê maior consumo de AQS, mantendo o máximo conforto e garantir menor consumo energético.

O depósito ocupa um espaço mínimo na habitação:
  • 0,37m2 no modelo de 300L (70Kg)
  • 0,62m2 no modelo de 500L (80Kg)

 
 
 
 
 

DAIKIN – BOMBA DE CALOR DAIKIN ALTHERMA DE BAIXA TEMPERATURA (LT)

 
DAIKIN – BOMBA DE CALOR DAIKIN ALTHERMA DE BAIXA TEMPERATURA (LT)
 
CARACTERÍSTICAS:

Bombas de Calor Daikin Altherma de Baixa Temperatura (LT)

Daikin Altherma de Baixa Temperatura Mural ou de Chão:

  • Só aquecimento
  • Aquecimento e arrefecimento
  • Combinação com água quente sanitária

Daikin Altherma Compacta Integrada de Baixa Temperatura:

  • Maximização da energia renovável – Uma solução compacta tudo-em-um
  • Uma solução que permite uma melhor gestão dos consumos energéticos em aquecimento ambiente. Para climatização (aquecimento e arrefecimento) e produção de AQS.
  • Com a hidrobox integrada no depósito despressurizado, compacta, com todos os elementos hidrónicos e de controlo, com opção de se associar Solar Térmico despressurizado Drain-Back. (EHSX e EHSXB)
  • Versão bivalente para associar outra fonte térmica (EHSXB)

Daikin Altherma Monobloco de Baixa Temperatura:

  • Só aquecimento ou aquecimento/arrefecimento;
  • Com ou sem tabuleiro de condensados aquecido;
  • Monofásico de 4, 7, 11, 14 e 16Kw;
  • Trifásico de 11, 14 ou 16Kw.
  • Água quente sanitária opcional (necessário depósito)
  • Colectores solares térmicos opcionais (pressurizado ou despressurizado)

Combine unidades de instalação mural com energia solar térmica:

A unidade interior de instalação mural é a solução perfeita quando é necessária uma ligação ao sistema solar Daikin. O kit solar Daikin Altherma transfere o calor proveniente da energia solar, para o depósito de água quente Daikin Altherma através de um permutador de calor externo. Isto permite que toda água do depósito possa ser aquecida eficientemente com o calor proveniente da energia solar e com o apoio da bomba de calor. Graças a um avançado revestimento, os colectores transformam a radiação solar em calor, de forma altamente eficiente. Os colectores podem ser instalados sobre qualquer tipo de telhado ou cobertura. Uma solução para todo o ano.

Dispomos também de uma solução solar térmica Drain-Back, livre de glicol e de sistema de segurança, com um mínimo de manutenção, que permite o apoio do solar térmico ao aquecimento via piso radiante, esta solução deverá estar associada aos sistemas Daikin Altherma de Alta Temperatura.

3 SISTEMA EM 1: AQUECIMENTO, ARREFECIMENTO E ÁGUA QUENTE SANITÁRIA

A solução Daikin Altherma é um sistema completo para aquecimento e produção de água quente sanitária, com opção para arrefecimento. Com base na tecnologia bomba de calor, representa a melhor alternativa económica a um sistema com caldeira de combustível fóssil. A eficiência energética do Daikin Altherma torna-o na solução ideal na obtenção de baixas facturas energéticas e reduzidas emissões de CO2.

Dependendo do modelo e das condições, a bomba de calor Daikin Altherma proporciona cerca de 5kWh de calor utilizável por cada kWh de electricidade consumida. Isto significa que aproximadamente 4/5 do calor fornecido é grátis!

BOMBA DE CALOR:

A bomba de calor Daikin Altherma utiliza uma fonte de energia sustentável: extraindo calor do ar exterior. Num ciclo fechado com líquido refrigerante, é criado um ciclo termodinâmico através de evaporação, condensação, compressão e expansão. Este processo permite “bombear” calor a partir de um nível de temperatura inferior para um nível de temperatura superior. Através de um permutador de calor, o calor ganho é transferido para o seu sistema de distribuição de água quente.

A distribuição deste calor pela habitação pode ser feito através de piso radiante, radiadores de baixa temperatura e/ou unidades ventilo-convectoras. Para arrefecimento, o sistema funciona de forma inversa, “retira” calor dos espaços climatizados e rejeita-o no exterior.

O SISTEMA DE MÁXIMA EFICIÊNCIA, TOPO DE GAMA:

O sistema bomba de calor Daikin Altherma consegue aquecer a sua casa com uma eficiência até 5 vezes superior à de um sistema de aquecimento tradicional com base nos combustíveis fósseis ou electricidade. Utilizando como fonte térmica o calor do ar exterior, o sistema utiliza o mínimo de energia eléctrica para proporcionar o mais estável e agradável conforto na sua habitação. Além disso, os requisitos de manutenção são mínimos, fazendo com que os custos de funcionamento sejam reduzidos. Graças à avançada tecnologia dos compressores inverter, as poupanças de energia são ainda maiores.

Poupe nos custos de funcionamento, mantenha um conforto ideal:

O sistema Daikin Altherma oferece uma vasta gama de equipamentos, de modo a que possa escolher o que melhor se adequa à sua habitação, mais adequado significa factura energética mais baixa, sem excessos. No seu interior encontra-se um compressor de elevada eficiência que produz potência máxima com o mínimo de energia.

O controlo inteligente garante a utilização energética mais eficiente em todas as estações – mesmo nos dias mais frios – mantendo reduzidos os custos de funcionamento. Mais, de baixa manutenção e excelente eficiência energética para obtenção da maior classe energética. Resumindo, a instalação do Daikin Altherma proporciona um bom retorno sobre o investimento e um funcionamento eficiente em todas as condições climatéricas.

Solução perfeita para novas construções e casas energeticamente eficientes:

Independentemente de estar a renovar a sua habitação ou a construir uma nova, o Daikin Altherma é a solução ideal para aquecimento/arrefecimento. Adequado para todos os sistemas, foi concebido para suportar as condições de Inverno mais rigorosas, proporcionando um conforto térmico estável por toda a casa.

Melhor ainda, o sistema pode ser ligado a todos os tipos de emissores térmicos de baixa temperatura. Estes incluem aquecimento por piso radiante, radiadores de baixa temperatura, unidades ventilo-convectoras e convectores para bomba de calor. O resultado final: um sistema ideal para conforto na habitação durante todo o ano.

 
 
 
 
 

DAIKIN – BOMBA DE CALOR DAIKIN ALTHERMA DE ALTA TEMPERATURA (HT)

 
DAIKIN – BOMBA DE CALOR DAIKIN ALTHERMA DE ALTA TEMPERATURA (HT)
 
CARACTERÍSTICAS:

Daikin Altherma de Alta Temperatura, bomba de calor Ar-Água
  • Aquecimento e água quente sanitária com ligação solar térmica opcional.
  • Capacidades de 11 a 16Kw (monofásico ou trifásico).
  • Associação com os radiadores existentes de alta temperatura.
  • O depósito pode ser instalado em cima da unidade interior da bomba de calor, poupando assim espaço. Permite também a instalação lado-a-lado para espaços baixos.

O sistema de aquecimento de alta temperatura Daikin Altherma pode, opcionalmente, utilizar energia solar para a produção de água quente. Se a energia solar não for necessária de imediato, o depósito de água quente concebido para o efeito pode armazenar grandes quantidades de água quente durante longos períodos para utilização posterior como água quente sanitária ou apoio ao aquecimento.

A bomba de calor Daikin Altherma de alta temperatura é a solução ideal para aquecimento central e ou produção de água quente sanitária. É ideal para substituição de caldeiras tradicionais, uma vez que liga na perfeição à tubagem e radiadores existentes, tornando-a uma solução perfeita para renovações e para instalações com consumo de grandes volumes de água quente sanitária!

ELEVADA EFICIÊNCIA: A bomba de calor Daikin Altherma de alta temperatura permite usufruir da eficiência de uma bomba de calor sem necessidade de substituir os radiadores existentes. Permite também manter os depósitos de produção de água quente sanitária.

ESPAÇO DE INSTALAÇÃO LIMITADO: A Daikin Altherma é ideal para produção de água quente, até 80ºC, sem necessidade de uma resistência eléctrica adicional.

SUBSTITUIÇÃO DE CALDEIRAS: Este sistema de aquecimento torna fácil substituir a caldeira existente sem necessidade de efectuar quaisquer outras alterações à tubagem do sistema de aquecimento existente.

CONTROLO FÁCIL: A interface de utilizador do Daikin Altherma permite ajustar a temperatura de forma rápida, fácil e cómoda.

Tecnologia de cascata:
  1. A unidade exterior que incorpora um permutador e um compressor responsáveis por extrair calor do ar ambiente e de o transferir para a unidade interior, através da tubagem de fluido frigorigéneo R-410A.
  2. A unidade interior recebe o calor e utiliza um segundo conjunto compressor Inverter e permutadores (circuito frigorífico), com fluido frigorigéneo R-134a, para aumentar a temperatura do sistema. O fluido frigorigéneo é uma substância que é utilizada para transferir calor, num processo dito termodinâmico.
  3. O calor é transferido do circuito de fluido frigorigéneo para a água do sistema aquecimento ambiente. Tal processo permite que as temperaturas da água possam chegar aos 80°C

Sistema de aquecimento apenas energeticamente eficiente baseado na tecnologia de bomba de calor ar-água.
Unidade interior vertical monofásica ou trifásica até 16 kW.
Aplicação de alta temperatura: até 80°C sem aquecedor eléctrico.
Substituição fácil da caldeira existente, sem substituir os tubos de aquecimento.
Combinável com radiadores de alta temperatura.
Diminuição das contas de electricidade e das emissões de CO2.
Possível combinação com sistema solar térmico (opcional).

 
 
 
 
 

DAIKIN – CONJUNTOS SOLARES TÉRMICOS DAIKIN

 
DAIKIN – CONJUNTOS SOLARES TÉRMICOS DAIKIN
 
CARACTERÍSTICAS:

Conjuntos solares térmicos Daikin – Energia renovável para água quente sanitária
2 Soluções:

Conjunto solar térmico CESI:

  • CESI 300 Plus: Para receber apoio de uma bomba de calor ar-água ou outra fonte térmica.
  • CESI 500 Max: Para receber apoio de uma bomba de calor ar-água ou outra fonte térmica + Fornecer energia solar a um sistema de aquecimento ambiente.

Colectores solares planos altamente selectivos, de elevado rendimento.
Perdas térmicas mínimas, graças à dupla parede em polipropileno rígido e ao forte isolamento térmico do depósito em poliuretano rígido com 80mm de espessura.

Produção de água quente sanitária em regime instantâneo, por meio de um permutador de calor de elevada performance e rendimento.

Sem perdas térmicas na tubagem, pois com o sistema em repouso não existe água no circuito solar.
O depósito é de reduzidas dimensões e leve, fácil de transportar e ocupa pouco espaço.

Porque se trata de um depósito de inércia solar, com produção de AQS instantânea, a água do depósito não cria limos ou precipita lamas no seu interior. Garantindo ao longo do tempo sempre a mesma qualidade e eficiência.
Colectores solares térmicos+Estação solar, controlo principal+Depósito

Colector solar térmico Daikin para a produção de água quente.
Os colectores solares podem produzir até 70% da energia necessária para a produção de água quente, representando uma importante poupança de custos.
Colector solar vertical e horizontal para produção de água quente sanitária.
Os colectores de alta eficiência transformam a totalidade da radiação solar de onda curta em calor graças ao seu revestimento altamente selectivo.
Instalação fácil no telhado.
Ao associar os colectores solares térmicos da Daikin com os depósitos, pode utilizar a energia gratuita do sol de uma forma bastante eficaz na produção de água quente sanitária e em algumas das soluções da Daikin, para o aquecimento ambiente. Tudo isto de uma forma simples e de reduzida manutenção.
Tecnologia:
  • Drain-Back. Circuito solar térmico, só com água, sem glicol, em funcionamento despressurizado: Os colectores solares só enchem com água quando a energia solar disponível é suficiente para promover o aquecimento da água no depósito. Nestas condições, os colectores enchem-se com a água em menos de um minuto, por meio de um conjunto de bombas circuladoras. Após terminado o processo de aproveitamento da energia solar, a bomba circuladora desliga-se e toda a água recolhe ao depósito. Sem água no circuito solar, durante os períodos de excesso de energia solar não existe o perigo de aumento de pressão na água. No Inverno, como não temos água no circuito, quando este está parado, também não irá ocorrer o perigo de congelação do fluido solar. Logo, menos custos de manutenção, maior longevidade do sistema.
  • Sistema Solar Pressurizado: Caso necessite, também podemos fornecer uma solução solar térmica pressurizada, com fluido solar térmico, composto por água e glicol, mais os elementos de segurança. É feito o enchimento do sistema com uma mistura de água tratada e anticongelante, de forma a evitar o congelamento do circuito no inverno. Todo o sistema é então pressurizado e selado para segurança.
 
 
 
 
 
 

MITSUBISHI BOMBA DE CALOR GAMA DE SISTEMAS ECODAN

 
mitsubishi-ecodan-hydrobox
 
CARACTERÍSTICAS:

Mitsubishi Gama ECODAN
  • Maior eficiência energética: A Bomba de Calor ECODAN usa a energia do ar para obter calor, com um mínimo consumo eléctrico e sem queimar nenhum tipo de combustível fóssil. Uma Bomba de Calor chega a ser, energeticamente, 4 vezes mais eficiente que uma caldeira convencional que utilize combustíveis fósseis.

  • Máxima flexibilidade de configuração: ECODAN permite múltiplas configurações em qualquer instalação. As soluções ECODAN oferecem um vasto leque de aplicações para proporcionar água quente para aquecimento por piso radiante ou radiadores de baixa temperatura, águas quentes sanitárias e água fria para arrefecimento.

  • Facilidade de instalação: As soluções ECODAN são sistemas autónomos, que apenas necessitam de ligações eléctricas e hidráulicas, evitando as dispendiosas e complicadas instalações de gás.

  • Sem riscos: ECODAN opera exclusivamente com água, o que evita riscos de fugas nocivas de gasóleo ou outros gases contaminantes.

  • Manutenção Simples: ECODAN dispensa as tarefas de manutenção exigidas pelos sistemas convencionais de aquecimento e AQS.

  • Melhor nível de conforto: ECODAN funciona com caudais de água a baixa temperatura, que proporcionam apenas a energia mínima necessária ao funcionamento do sistema, evitando consumir mais do que é preciso, reduzindo os custos de utilização e melhorando o conforto.

ECODAN é a alternativa às caldeiras de gás, porque garante a produção de água fria, água quente e AQS para uma habitação, durante todo o ano e com um baixo custo de exploração.


Gama ECODAN
Sistema ECODAN Split – Unidade exterior Split combinada com Hydrobox ou Hydrobox Duo: Nos sistemas Ecodan Split o permutador de placas refrigerante-água encontra-se na unidade interior, cuja ligação com a unidade exterior é de carácter frigorífico. Este sistema necessita de ligações eléctricas, hidráulicas e frigoríficas. Neste caso não é necessária protecção anti congelante. A distância entre o kit hidrónico e a unidade exterior pode chegar a 75 m.

Ecodan Hydrobox Split:
  • Dimensões tipo caldeira mural
  • Climatização: Só aquecimento ou aquecimento e arrefecimento
  • Possibilidade de garantir a produção de AQS para acumulação num depósito externo
  • Regulação automática do aquecimento, garantindo conforto constante
    e optimizando os consumos energéticos
  • Programação semanal do aquecimento, com intervalos inteiramente programáveis
  • Modo Férias para ausências prolongadas

Ecodan Hydrobox Duo:

  • Módulo hidráulico dupla função Aquecimento/AQS “tudo em um”
  • Reservatório AQS de 200 litros, em inox
  • Climatização: Só aquecimento ou aquecimento e arrefecimento
  • Design ultra compacto – apenas 1,60m de altura
  • Regulação automática do aquecimento, garantindo conforto constante
    e optimizando os consumos energéticos
  • Programações semanais aquecimento e AQS inteiramente personalizáveis
  • Modo Férias para ausências prolongadas

Sistema ECODAN Open Source – Qualquer unidade exterior pode combinar-se com as interfaces de controlo:
Este sistema permite múltiplas configurações que se adaptam perfeitamente às necessidades de cada instalação. A flexibilidade consiste em que os elementos hidrónicos desta solução se podem dimensionar especificamente para cada projecto, evitando pagar por elementos duplicados ou desnecessários. Podem instalar-se quer com unidades exteriores Compactas, quer com sistemas Split. O desenho e dimensionamento da solução é à medida das necessidades, dado que a Mitsubishi Electric fornece a unidade exterior e o sistema de controlo em separado e os componentes hidrónicos dimensionam-se com total liberdade.
  • Bomba de Calor ECODAN Compacto Ar/Água: 5Kw a 14Kw
  • Bomba de Calor POWER INVERTER Ar/Ar: 22Kw e 27Kw

Sistema ECODAN Hybrid / MR. Slim+ – Unidade exterior Ecodan Hybrid combinada com unidades interiores Mr. Slim:

  • Ar condicionado e AQS simultâneos num único sistema.
  • Ideal para utilização quer residencial, quer profissional.
  • Grande facilidade de instalação, utilização e manutenção.
  • Inverno: Aquecimento por expansão directa ou por água e AQS.
  • Verão: Arrefecimento por expansão directa e AQS Gratuita por recuperação de calor.
  • Rendimentos excelentes, especialmente no Verão, obtendo o dobro da eficiência dos sistemas ATW atuais.

Sistema ECODAN Power+ compacto Geotérmico/Hidrotérmico –
A bomba de calor geotérmica/hidrotérmica Ecodan Power+ CRHV é uma solução de produção de calor através de energias renováveis, capaz de assegurar os maiores níveis de eficiência energética durante todo o ano.
  • Poços, regatos, aquíferos, lagos, rios, calor residual… tudo é válido como fonte de calor.
  • Podem juntar-se várias unidades em cascata, até uma capacidade de 960kW.
  • Dispõe de dois circuitos refrigerantes independentes, conseguindo assim uma redundância de 50%.
  • As máquinas podem ir alternando automaticamente com base nas horas de funcionamento de cada uma.
  • Temperaturas de saída de água até 65°C sem resistências de apoio.
  • Design compacto com muito pouca necessidade de manutenção.
  • Utilizando o calor remanescente de outras aplicações como fonte de calor para a CRHV, podem conseguir-se elevados índices de eficiência energética.
  • Arrefecimento passivo ao acoplar-se a um sistema de água fria.